Dores na região lombar, nas pernas e nos ombros são bastante comuns aos motoristas que passam muitas horas ao volante. A falta de cuidado com a postura, a tensão e o estresse com relação ao trânsito acabam gerando problemas como lesões e tendinites, além do cansaço. Porém, quando o motorista adota uma postura adequada, além de evitar dores musculares, ele ganha um campo de visão mais confortável e maior segurança ao dirigir, diminuindo a tensão. Por isso a FISIOPILATES dá algumas dicas para os motoristas, confira:
- Para impedir que a cabeça se movimente para frente e para trás e fique alinhada com o quadril, ajuste o encosto de acordo com a sua altura, posicionando o topo do encosto na linha dos olhos. Isso protege o pescoço de lesões em caso de uma colisão traseira e diminui o desconforto e o cansaço na região do pescoço.
- Procure manter os ombros relaxados e na mesma linha, não transmitindo a tensão do trânsito para essa região. Os cotovelos devem ficar próximo ao corpo e dobrados a pouco mais de 90 graus.
- É importante que os braços estejam levemente flexionados ao segurar o volante. Por isso verifique se ao esticar os braços, o volante está na altura dos punhos. Assim, a musculatura do pescoço é aliviada e se reduz o risco de lesões em caso de colisão frontal.
DICAS FISIOPILATES – POSTURA AO DIRIGIR
- Para que a coluna permaneça totalmente apoiada e relaxada, regule corretamente a inclinação do encosto, mantendo o ângulo do assento a pouco mais de 90 graus. Com isso, as lesões dos músculos do pescoço e das articulações da coluna são evitadas. Apoiar a região lombar no encosto, também ajuda a conservar a curvatura natural da coluna.
- O motorista deve alcançar os pedais de forma que, mesmo pressionados, os joelhos continuem flexionados. Para não sobrecarregar a coluna lombar, mantenha os joelhos dobrados a pouco mais de 90 graus e sem pressionar a parte de trás do joelho no assento.
- Os calcanhares devem ser apoiados no assoalho do veículo, isso ajuda a prevenir sobrecarga na coluna lombar. Por isso, não dirija com os pés sobre os pedais e sem apoio no calcanhar.
- Para os motoristas que percorrem grandes distâncias, o ideal é fazer breves paradas, sair do veículo e fazer pequenas caminhadas. Isso favorece o sistema circulatório e evita câimbras, além de alongar pernas, braços e coluna, prevenindo dores e lesões.