A reabsorção de hérnia de disco não só é possível, como também é provável.
A hérnia de disco é uma doença que causa cinesiofobia (medo de se movimentar) nos pacientes.
A hérnia de disco ocorre quando parte do disco intervertebral (o núcleo pulposo) se projeta para além dos seus limites normais. Geralmente, a cartilagem é lesada após traumatismos como:
A lesão causa compressão de raízes nervosas e perda de sensibilidade na altura correspondente ao dermátomo (região do corpo inervado). Também acontece perda ou falta total de força muscular e alterações do trofismo muscular correspondente à altura da herniação.
As hérnias de disco podem ter tratamentos conservadores ou cirúrgicos. Estudos mostram que 60% a 90% dos casos de hérnia discal podem ser tratados somente com tratamento conservador. Esses métodos trazem resultados positivos mesmo em indivíduos com hérnia de disco extrusa ou déficit neurológico.
Porém, estudos indicam que existe uma grande possibilidade de reabsorção de hérnia de disco parcial ou completamente.
Estudos recentes mostram entre cerca de 35% a 100% dos casos podem passar por reabsorção de hérnia de disco num período de 3 a 40 meses. Uma análise feita com 11 artigos envolvendo 587 pacientes com hérnia lombar nos dá uma perspectiva muito positiva para esses casos.
Em todos os artigos analisados os pacientes passaram por tratamento conservador. Dos 587 indivíduos, 380 tiveram reabsorção de hérnia de disco espontânea. A probabilidade de reabsorção da hérnia de 64%.
Nos estudos, os pacientes foram tratados através de:
As taxas de reabsorção foram de:
A maioria das regressões espontâneas aconteceu dentro de 1 ano de tratamento. Ou seja, é uma excelente notícia para nossos pacientes herniados!
A reabilitação de pacientes herniado através do Método Pilates é considerado conservador e visa restaurar a mobilidade do tronco e força dos músculos do tronco considerando a PIA (pressão intra abdominal). Visando um “ corpo móvel e estável”.