Considera-se postura correta o alinhamento do corpo com eficiência fisiológica e biomecânica máxima que minimiza o estresse e a sobrecarga no sistema de sustentação causado pela gravidade.
A postura está relacionada à coordenação, equilíbrio e controle postural.
Um dos principais problemas associados ao envelhecimento humano é a diminuição da capacidade de controlar a postura e o andar.
Estudos têm demonstrado associação entre controle postural e alteração do equilíbrio em pessoas com mais de 75 anos.
Mesmo na presença de um mecanismo nervoso central eficiente, uma limitação estrutural da amplitude do movimento pode alterar as reações de endireitamento postural instantâneas, e isso será mais agravado quando o sistema muscular estiver sob condições desfavoráveis.
Há um consenso entre os autores que estudam postura dos idosos, que com o avanço da idade os desvios são mais perceptíveis.
Manifestando-se como o aumento da curvatura coluna torácica, o aumento da lordose lombar, o aumento do ângulo de flexão do joelho, o deslocamento da articulação coxofemoral para a inclinação do tronco para a frente, acima dos quadris.
Chegar a uma idade avançada na vida com independência funcional certamente é um desejo comum do indivíduo de gostar de realizar suas tarefas quanto antes iniciar exercícios específicos melhor será sua qualidade de vida.
Vem para o Pilates!!!