A coluna vertebral constitui o eixo central do corpo humano. Fazem parte dessa estrutura ossos, musculos, fascia e nervos, A fáscia e os músculos desempenham um importante papel protetor das estruturas anatômicas da coluna vertebral.
A falta de exercícios físicos está diretamente relacionada com dores nas estruturas anatômicas da coluna vertebral, uma vez que o sedentarismo, aliado à deficiência no sistema musculoesquelético e sobrecarga da coluna, torna o indivíduo propenso a relatar dor lombar (MANN et al., 2008).
Sendo assim, o sedentarismo é um dos principais responsáveis pelas dores na região das costas. A falta de atividade física, causa enfraquecimento e desequilíbrio dos músculos, associada aos vícios posturais, além da obesidade, levam ao início precoce ou progressão dos transtornos degenerativos e estruturais da coluna lombar.
Diante do exposto, a ciência vem nos ditando que o movimento faz parte da cura, e não pode ser mais negligenciado, seja nas disfunções bio-psico-sociais, ou ainda nas disfunções mecânicas, alias a falta de movimento será o agente produtor das disfunções.