Aos que passam a maior parte do tempo sentados no trabalho, escolher uma cadeira ergonômica confortável e adequada a rotina do dia-a-dia, se torna um desafio. Escolher a cadeira certa é importante não só para o conforto do usuário, mas também para a saúde, afinal podemos passar mais tempo nela do que na cama. São poucas as pessoas que se preocupam realmente em cuidar da postura e ergonomia no trabalho. Tamanhos mal dimensionados e falta de regulagens das cadeiras podem causar problemas na coluna, ombros, pescoço e braços, o que pode atrapalhar a vida profissional e pessoal. Então como podemos evitar esses transtornos?
Tudo começa com a escolha da cadeira, pois cada uma delas tem uma medida diferente. Para saber a medida ideal é preciso que a cadeira consiga apoiar os ombros do usuário, cobrindo boa parte das costas, além de oferecer braços para apoiar os cotovelos para digitar ou escrever e, preferencialmente, com niveladores, para que se possa adaptar a altura de acordo com a necessidade. Os braços do usuário devem fazer um ângulo de 90 graus para com a mesa, não forçando-o a baixar o corpo para ficar em uma posição agradável. Também deve se observar se as solas dos pés encostam totalmente no chão e se os joelhos formam um ângulo de 90 graus com a cintura.
A norma NBR 13962:2006 também ajuda na escolha, pois é ela que especifica as características físicas e dimensionais, além de classificar as cadeiras para escritório. Ela também estabelece os métodos para a determinação da estabilidade, resistência e durabilidade de cadeiras de escritório, de qualquer material.
Não se deixe levar pela aparência ou design, existem cadeiras de boa e de má qualidade. Por isso é importante observar a resistência dos componentes, peso e espessuras das chapas de metal usadas. Observe também se a base da cadeira giratória tem reforço na injeção plástica ou no alumínio, se tem um tamanho que dê estabilidade para a cadeira e se não cede facilmente com o uso. Sente, experimente e force o encosto da cadeira para avaliar sua resistência.
No mercado existem diversas opções de cadeiras, mas a escolha deve ser cuidadosa, para que você possa garantir conforto e uma postura correta. Lembrando que fazer alongamentos e pausas durante o trabalho também contribui para uma rotina mais saudável.