Os smartphones e tablets estão cada vez mais presente no nosso dia a dia. Na fila de banco, shopping, padaria, supermercado ou caminhando estamos sempre conectados… Mas ficam as perguntas: será que estamos lembrando de nos conectar com nosso próprio corpo? Quais consequências estes pequenos aparelhos, aparentemente inofensivos, trazem para nosso organismo? Qual o impacto do uso de tecnologias na cervical?
A dor cervical, ou dor no pescoço, é uma queixa muito frequente atualmente. O excesso de uso e a má postura são alguns dos seus maiores vilões. Os problemas degenerativos da coluna cervical também são importantes, mas surgem como consequência do estresse que impomos a esta região do corpo ao longo do tempo.
A posição da cabeça centralizada e “sobre” os ombros (de maneira que quando olhamos de lado as orelhas estão alinhadas com os ombros) gera estresse e carga naturais para os músculos do pescoço, coluna torácica e lombar. Quando a cabeça fica projetada para a frente, a carga e o estresse dos músculos aumentam muito. Ou seja, chega a multiplicar por cinco o peso da cabeça, com 60º de flexão da cervical.
O corpo foi projetado para tolerar algum estresse. Mas ter uma boa postura não significa que estamos adotando a postura ideal todo o tempo. Nos movemos constantemente para buscar posições adequadas para o nosso corpo, mantendo, assim, a saúde dos nossos tecidos. O problema está no impacto do uso de tecnologias na cervical.
O método Pilates ativa nossos músculos profundos de maneira específica e eficiente. Os músculos profundos são os mais próximos das nossas vértebras e os mais habilidosos em perceber e corrigir a posição e o movimento da nossa coluna. A resistência desses músculos também deve ser ativada e treinada. Assim, posteriormente, você poderá iniciar exercícios que precisam de força, ativando mais músculos superficiais durante o exercício, sem gerar dor.
No dia a dia, procure estar atento e retomar o controle da sua postura sempre que perceber sua cabeça e seu corpo saírem do “eixo” ao longo do dia. Fortalecer todo o corpo e melhorar a mobilidade das articulações, principalmente da coluna, vai ajudá-lo. Afinal, a cervical e a cabeça dependem da organização do que está abaixo delas.