A dor nas costas é uma reclamação bastante comum entre as pessoas em geral. Falta de exercícios, estresse no trabalho, ou mesmo maus hábitos ao executar tarefas simples do dia a dia, podem desencadear várias dessas dores. Elas geralmente são causadas pela compressão na raiz de um nervo, que pode ser por uma hérnia de disco, “bico de papagaio” ou uma contratura intensa em músculos da coluna. As vezes a dor é acompanhada por sensações de dormência, queimação, formigamento e/ou sensibilidade, que são produzidas pela irritação no nervo. A região mais frequentemente afetada é a do sacro e a região lombar.
Adotar algumas atitudes simples no dia a dia, podem ajudar a proteger as costas de eventuais danos:
– Manter a postura adequada reduz significativamente a chance de dor nas costas, por isso quando estiver de pé, mantenha as costas retas e posicione um pé na frente do outro, com os joelhos levemente flexionados, aliviando o peso na coluna lombar.
– Evite permanecer na mesma posição por mais do que 30 minutos.
– Quando estiver sentado ou em pé, não incline a coluna para frente, pois essa posição aumenta a pressão sobre o disco vertebral.
– Procure dormir de lado e com um travesseiro entre os joelhos, ou de barriga para cima, com um travesseiro atrás do joelho, mas evite dormir de bruços.
– Ao carregar objetos pesados que estão no chão, procure agachar-se dobrando os joelhos próximo ao objeto e, ao pegá-lo, cuide para não inclinar a coluna.
– Se você usa mochila nas costas, cuide com o excesso de peso e use as alças dos dois lados.
– No escritório, utilize cadeiras que não reclinem para trás e que tenham apoio para os braços. Ao sentar utilize todo o encosto, apoiando os pés no chão. Para a coluna cervical ficar confortável, a tela do computador deve ficar na altura dos olhos.
– Motoristas devem ficar sempre com as costas bem apoiadas no banco e os braços levemente flexionados.
– As dores lombares em gestantes são comuns, mas manter atividades físicas supervisionadas e permanecer dentro do peso recomendado pode ajudar na prevenção.
Para aqueles que sofrem com fortes dores, a fisioterapia e o RPG podem ser grandes aliados. E para os pacientes que já apresentam melhoras, a indicação é a prática de RPG ou Pilates, para prevenir novas crises de dor. Por desenvolver a força de forma gradual e balanceada, trabalhando a estabilização da coluna, o Pilates torna o movimento mais eficiente e econômico, melhorando a postura e corrigindo os movimentos de forma natural. Assim fica mais fácil transferir esses novos padrões de movimento para o dia a dia, não prejudicando a coluna.