O que é Escoliose

Escoliose

A escoliose é uma curvatura em S da coluna. É uma deformidade tridimensional da coluna, caracterizada pela inclinação lateral e rotação axial das vertebras, com angulações maiores que 10° (método Cobb) e pela redução das curvaturas da coluna no plano sagital.

A escoliose é idiopática e ocorre em 80% dos casos, ou seja, sem causa definida, multifatorial, em geral sem dor e com alterações posturais evidentes. É classificada de acordo com a idade e na adolescência evoluem mais por conta do estirão de crescimento, puberdade e hormônios.

Manifesta-se:

  • Cabeça não centralizada;
  • Um ombro mais alto;
  • Espaço desigual entre o braço e o tronco;
  • Coluna em deformidade evidente;
  • Um lado do quadril mais evidente;
  • Fisiopatologia: Déficit de controle postural (SNC), alteração do esquema corporal, hormonal. Defeitos genéticos membrana celulares estímulos e sobrecarga assimétricos;


Tratamento da Escoliose

O Tratamento conservador para Escoliose (SEAS “ Scientific Exercise Approach to Scoliosis”) foi desenvolvido na Italia pelo Instituto Cientifico Italiano da Coluna- ISCO e é classificada com o nível EXCELENTE, ou nível I, de evidencia de resultados no tratamento não cirúrgico da Escoliose.

Os princípios da Abordagem SEAS são baseados em uma forma específica de autocorreção (denominada autocorreção ativa) que é ensinada individualmente a cada paciente e então associada a exercícios estabilizadores, incluindo controle neuromotor e treino proprioceptivo de equilíbrio.

Os exercícios também são incorporados às atividades da vida diária.


Agende Seu Horário

Agende Seu Horário