Os discos intervertebrais são estruturas em formato de anel ou discos localizados entre as vértebras que formam a coluna. Os discos são constituídos por tecido cartilaginoso e elástico e tem como principal função evitar o atrito entre uma vértebra e outra, mas permitindo o movimento entre elas.
Na hérnia de disco, existe uma ruptura do anel que contém o disco, onde uma parte de seu conteúdo sai de sua posição normal e invade o canal vertebral, onde passam a comprimir as raízes nervosas, causando compressão sobre elas e, consequentemente, dor. Também pode ocorrer perda de sensibilidade, fraqueza muscular e alteração no trofismo muscular na altura da herniação.
Estima-se que 95% das pessoas que sofrem de hérnia de disco não precisam realizar cirurgia na coluna vertebral podendo tratar com método não invasivo. E, 70% da população brasileira com mais de 40 anos sofre de algum tipo de problema de coluna.
O método Pilates trabalha o fortalecimento de toda a musculatura do tronco ativação do musculo transverso do abdômen promovendo a estabilidade da região (core) e também restaurar a mobilidade articular e muscular permitindo a fluidez do movimento.