No inverno, quando sentimos frio, nossos vasos sanguíneos se contraem buscando o calor e a circulação no corpo acaba sendo prejudicada. Com isso, as dores nas articulações logo são percebidas pelas pessoas com doenças reumáticas, como artrite e artrose. E para amenizar esses sintomas, a prática do Pilates pode ser uma poderosa aliada.
O reumatismo é um conjunto de doenças que podem acometer as articulações e geralmente causam fraqueza muscular, inchaço e dores intensas, podendo afetar pessoas de qualquer idade. Para pacientes com quadros reumáticos, o Pilates é uma boa indicação tanto de atividade física como de prevenção e tratamento, pois o método abrange exercícios seguros e eficazes que buscam o equilíbrio muscular através da força e flexibilidade dos músculos, fazendo com que as articulações sejam preservadas.
A prática da atividade também é importante, pois quando as articulações são estimuladas, há produção do líquido sinovial, um lubrificante que ameniza o atrito. Esse líquido ajuda a evitar dores, lesões e distensões. Nos períodos de crise, o ideal é a prática de séries de exercícios mais leves e com bastante alongamento, para controlar a tendência da contração muscular que temos quando as temperaturas estão baixas.
O Pilates proporciona aos praticantes uma ampla consciência corporal que, somada a estrutura equilibrada e às capacidades físicas potencializadas, resultará em um padrão de movimento mais eficiente, protegendo as articulações nas atividades cotidianas.
Confira algumas dicas para evitar dores no frio:
– Faça alongamentos ao acordar, bem como antes e depois dos exercícios;
– Se agasalhe bem, sem esquecer de também manter as extremidades do corpo (pés, mãos, pescoço e cabeça) bem aquecidas;
– Evite se expor diretamente ao frio;
– Pratique atividades físicas diariamente;
– Faça aquecimentos mais longos antes das atividade físicas;
– Tome sol, isso pode ajudar a evitar as dores e faz com que o organismo metabolize o cálcio, melhorando a saúde óssea;
– Caso esteja com dores, bolsas de água quente sobre os locais afetados podem ajudar, pois o calor relaxa os músculos e alivia os sintomas de dor.