A dor é processada por nosso sistema nervoso, que é composto pelos nossos nervos e pelo cérebro, temos receptores em todo nosso corpo, receptores são sensores que captam o estímulo, esses receptores percebem o estímulo e os conduz através dos nervos até o cérebro, o cérebro codifica e manda de volta uma nova informação, ação.
Temos quatro teorias da dor: teoria da especificidade, teoria das comportas, teoria do padrão e teoria da neuromatriz.
Nosso foco é a teoria da neuromatriz, ela fala sobre a integração de todos os sistemas. Sistemas são um conjunto de órgãos, glândulas que agem em cima de uma determinada função, então temos o sistemas respiratório, endócrino, cardiovascular e etc.
Essa teoria explica que está tudo conectado então um sistema precisa do outro para funcionar, quando pensamos nisso devemos pensar no seguinte: PENSAMENTOS SÃO IMPULSOS NERVOSOS, então se tenho pensamentos mais otimistas meu corpo responde com mais liberação de hormônios da “felicidade” e se você tem pensamentos mais pessimistas seu corpo responde com liberação de hormônios da “tristeza” (existe a liberação hormonal que irá ser sintetizado pelo corpo e com isso terá uma reposta, seja ela positiva ou negativa).
Pois bem, esses hormônios da tristeza são também hormônios importantes para desenvolver um processo inflamatório, ou seja, acaba produzindo dor.
Portanto, se de acordo com o que eu penso há liberação de hormônio, se esse pensamento é ruim eu tenho a liberação de hormônio da tristeza, logo eu tenho dor, e normalmente, a dor aparece naquele local do corpo em que você já está mais fragilizado, mais propenso a ter dor.
E o inverso também é verdade, se eu tenho mais pensamentos positivos, eu vou ter liberação de hormônios da felicidade e consequentemente não teria dor, pois os hormônios da felicidade são hormônios que produzimos para combater a dor.
Então ser otimista não é ser alienado, ser otimista é saber que experiências ruins acontecem mas saber aprender também com elas.
No começo é desafiador mas depois se torna tudo automático e, assim como os músculos do corpo, precisamos treinar nossa mente.
Faça isso por você, TREINE SUA MENTE, TENHA MAIS PENSAMENTOS POSITIVOS!