Conversando com uma pessoa da terceira idade, provavelmente acima dos 70 anos, é possível que ele mencione possuir alguma hérnia de disco. A patologia é muito comum e inúmeros pacientes acabam perdendo sua mobilidade por causa do problema.
Sabemos que a coluna vertebral possui os discos intervertebrais entre suas estruturas. Eles são um corpo macio que diminui o atrito entre os corpos vertebrais. É esse disco que desloca-se se nos casos de hérnias discais causando dor e compressão nervosa.
A hérnia de disco é uma patologia que surge com a projeção da parte central do disco intervertebral (o núcleo pulposo) para além dos seus limites normais. Ou seja, ele deixa o anel fibroso. É muito comum que a hérnia surja após traumatismos que lesam a cartilagem, como:
Esse tipo de lesão também pode comprimir raízes nervosas. Assim, o paciente sofre perda de sensibilidade com parestesia ou anestesia na altura correspondente ao dermátomo. Quem possui herniação também apresenta perda ou falta total de força muscular com alteração de trofismo muscular.
O método Pilates, como forma de tratamento, pode ser utilizado tanto para a prevenção quanto para a diminuição dos sintomas da hérnia discal. O Pilates proporciona melhoras no condicionamento físico, corrige a postura, ajuda na amplitude de movimentos, flexibilidade, consciência corporal, diminui desvios e fortalece os músculos profundos, fazendo com que a estabilidade da coluna se torne cada vez mais eficaz.
Se você sente dor na coluna e a dor está atrapalhando sua produtividade, busque um profissional capacitado e faça sua avaliação.