A definição de cinesiofobia é um medo excessivo de realizar movimento físico, devido à preocupação em sentir dor ou de causar uma nova lesão.
Este é um problema enorme. Hoje sabemos que para reabilitar um paciente com dor articular ou muscular, é preciso que ocorram movimentos dentro do limite, sem dor, mas que proporcionem lubrificação e mobilidade muscular e articular. Mas muitas vezes o paciente não executa estes movimentos e assim passa a não obter resultados significativos.
A falta de movimento gera fatores negativos físicos e psicológicos, contribuindo para o sedentarismo e depressão.
Precisamos mudar este quadro mental, comportamental e consequentemente físico. É necessário retirar a dor de dentro da cabeça para poder liberar o físico.
Estudos recentes apontam outro aspecto importante de que a falta de estabilidade da coluna vem da falta de movimento. A reabilitação da coluna exige recuperar os movimentos da mesma em todos os planos.
O movimento não é seu inimigo, pelo contrário, ele é a solução para todos seus problemas. O desenvolvimento da mobilidade de coluna se dá através de movimentos direcionados corretamente de forma gradual e suave. E o método pilates produz ferramentas adequadas para trabalhar mobilidade de coluna de maneira progressiva.