A avaliação postural é o passo inicial para qualquer tratamento fisioterapêutico e para iniciar a prática de Pilates. Baseia-se inicialmente na análise visual por meio da observação qualitativa das curvaturas da coluna vertebral e por assimetrias corporais no plano sagital, frontal anterior e posterior. A partir do alinhamento dos segmentos corporais cria-se uma hipótese de distribuição de carga e solicitação mecânica para estruturas como músculos, ligamentos e articulações. O plano de aula é construído tendo como objetivo conduzir o aluno ao padrão mais próximo possível do padrão de referência considerado ideal.
Hoje é possível fazer a avaliação postural por intermédio da imagem fotográfica e esse é o método aplicado na Fisiopilates e que tem sido utilizado por vários pesquisadores da área.
A fotogrametria computadorizada (combinação da fotografia digital com softwares) permite a mensuração de ângulos e distâncias horizontais e verticais, auxiliando na comparação da postura antes, durante e após o tratamento. Este método é quantitativo e capaz de trazer dados mais confiáveis do que aqueles obtidos pela observação visual.