O ciclismo é um esporte praticado de diversas formas e modalidades. Durante as Olimpíadas Rio 2016, podemos acompanhar o ciclismo em quatro modalidades diferentes: pista, mountain bike, estrada, BMX, além de triatlo.
Ao praticar ciclismo de competição ou por hobby, a postura correta é um ponto fundamental para o desempenho de um ciclista, além de contribuir para prevenção contra lesões musculares e evitar o desperdício de energia. Para tirar o maior proveito da bicicleta o ciclista precisa estar corretamente posicionado e regular a bike para o seu corpo. Uma bicicleta perfeitamente ajustada pode melhorar em até 20% o desempenho do ciclista.
Desvios posturais podem comprometer o desempenho e o conforto do ciclista, podendo levar à lombalgia. A ocorrência da lombalgia tem sido relacionada ao ajuste dos componentes da bicicleta e a anatomia do ciclista. Flexão excessiva de tronco, discrepância de comprimento dos membros inferiores, componentes da bicicleta em dimensões inapropriadas, fraqueza muscular, pouca flexibilidade e desvios posturais, comprometem o desempenho do ciclista.
Muitos fatores influenciam na hora de encontrar uma posição ideal sobre a bicicleta. É necessário saber quais os objetivos do ciclista, seu estilo de pedalada, sua experiência no esporte e o tipo de bicicleta que vai ser utilizado. Cada bike exige um tipo apropriado de posicionamento. Outro aspecto importante é o tipo físico do indivíduo e sua flexibilidade. Muitas pessoas pedalam e durante muito tempo se sentem desconfortáveis, isso acontece porque não estão fazendo movimentos naturais.
Existem alguns pontos básicos para ser ter uma boa postura ao praticar ciclismo:
• Ao final do pedal, sua perna não pode estar hiperestendida, e sim em uma flexão em torno de 15 graus entre coxa e perna.
• Coluna sempre reta, olhando para frente, na posição mais relaxada possível. É errado você estar com o peito para frente, pois assim você cria um efeito paraqueda: o vento bate no seu peito e você piora e muito sua posição aerodinâmica.
• Os braços devem estar sempre semiflexionados. Não se deve ficar com os braços estendidos, pois ocasiona uma grande sobrecarga nas articulações do cotovelo.
• As mãos devem estar sempre em cima das duas manetes perto do freio, para caso aconteça algum problema, você esteja sempre com o freio ali perto para poder frear.