Esta semana, milhares de crianças e adolescentes voltaram às aulas, após as férias de inverno. E com isso, a preocupação crescente por parte dos pediatras, fisioterapeutas e principalmente dos pais com relação ao aumento no número de crianças em idade escolar com queixas de dores na coluna vertebral, no pescoço e nos ombros.
Estes sintomas têm sido atribuídos ao fato de se carregar peso demais nas mochilas, além do desconhecimento das orientações básicas quanto ao seu uso correto. O excesso de carga nas mochilas pode resultar em dores e desvios posturais, principalmente durante a fase de crescimento.
Veja algumas regras básicas para o melhor uso de mochilas.
Não carregue a mochila de lado – ao apoiar em apenas um dos ombros a criança tende a inclinar o corpo para o outro lado na tentativa de compensar o peso extra.
Atenção às alças da mochila – As mochilas possuem um sistema de ajuste do tamanho das alças. Estas devem estar simétricas (com o mesmo comprimento) e reguladas de forma que a base da mochila fique na linha da cintura, ou pouco abaixo dela. Alças muito frouxas fazem com que a mochila seja carregada muito baixa, na altura dos glúteos, o que favorece uma postura inclinada para frente.
Mochila pesada – Especialistas recomendam que uma criança não deve carregar mais do que 10% do peso corporal em uma mochila.