Estudos recentes apontam para dor lombar associada ao aumento da pressão intra-abdominal. O abdômen é uma cavidade cheia e sua pressão interna depende da proporção entre o “recipiente” e o conteúdo. O recipiente são as paredes que formam a cavidade abdominal. O conteúdo é representado pelos órgãos, vasos sanguíneos, linfáticos, etc.
Sendo o abdômen uma cavidade fechada e não podendo os órgãos saírem dele, qualquer variação no volume do “recipiente”, sem a variação do conteúdo, faz a pressão interna mudar.
Toda contração muscular que comprime a cavidade abdominal produz um aumento da pressão interna e que serve para nosso corpo fazer varias funções: respiração, mobilidade visceral e a postura.
Sempre que efetuamos um movimento que desafia a estabilidade da coluna o nosso corpo se prepara antecipadamente ativando a contração do abdômen e do diafragma, que aumentam a pressão intra-abdominal (P. Hodges) e a ativação de músculos é que permite a estabilidade da coluna.
No entanto, quando o aumento da pressão intra-abdominal se torna crônica, as vértebras são submetidas a uma compressão permanente causando dor.
Pesquisas recentes verificaram um aumento da compressão da articulação no final da coluna lombar, em até 4 vezes, mas isso pode ser tratado através do MAH.
O método abdominal Hipopressivo é uma técnica com exercícios respiratórios rítmicos que associado à posturas e movimentos visa à diminuição da pressão nas cavidades torácica, abdominal e pélvica.
Venha conhecer!!