SEAS é um programa de exercícios individualizado adaptado a todas as situações de tratamento conservador de escoliose: Independente em curvas de baixo-médio graus durante o crescimento para reduzir o risco do uso de órtese; correção com a órtese em curvas de médio-alto graus durante o crescimento, com o objetivo de aumentar a correção, preparar o desmame, e evitar / reduzir efeitos adversos; para adultos, ou progredindo ou consolidados para ajudar a estabilizar a curva e reduzir a incapacidade.
SEAS é baseado em uma técnica de autocorreção ativo específico realizado sem ajuda externa, e incorporadas nos exercícios funcionais. Melhora da estabilidade da coluna na autocorreção ativa é o objetivo primordial da SEAS. Os exercícios SEAS treinam a função neuromotora para estimular por meio de reflexo uma postura autocorrigida durante as atividades da vida diária.
Resultados: Em diferentes estudos, incluindo um ensaio clínico randomizado controlado (2014), publicados ao longo dos últimos anos, documentou a eficácia da abordagem SEAS aplicada nas várias fases do tratamento da escoliose e na redução da progressão do ângulo de Cobb e a necessidade de usar uma órtese.