A resposta a este questionamento pode ser sim, se não tomarmos medidas para prevenir este processo.
A coluna possui discos entre suas vértebras. Os discos tem a função de diminuir o atrito entre as vértebras.
A Lei de Pascal nos ajuda a entender a dinâmica do disco vertebral. De acordo com o físico e matemático francês Blaise Pascal, a alteração de pressão em um fluido que está em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido e às paredes do recipiente. Assim, o movimento entre as vértebras gera um aumento de força e pressão no liquido dentro do disco, mas ela fica distribuída de forma coesa dentro do disco.
A hérnia de disco é uma patologia que surge com a projeção da parte central do disco intervertebral (o núcleo pulposo) para além dos seus limites normais. Ou seja, ele deixa o anel fibroso. É muito comum que a hérnia surja após traumatismos que lesam a invólucro do disco, como: quedas, acidentes automobilísticos, esforços ao levantar, encurtamentos musculares e outros.
Esse tipo de lesão também pode comprimir raízes nervosas, com alteração da sensibilidade formigamentos ou anestesia) e também perda de força muscular.
Apesar de muitas pessoas, que possuem uma hérnia de disco, estarem plenamente convencidas que a desenvolveram depois de algum movimento, muitos estudiosos atribuem a falta de movimento uma das principais causas da hérnia de disco. A falta de movimento gera limitações articulares e fraquezas musculares. Assim, o sistema musculoesquelético é sobrecarregado por pressões para as quais não foi projetado.
Estudiosos afirmam que o primeiro episódio de dor lombar acontece cerca de 10 anos antes do surgimento de uma hérnia lombar. Assim, vemos que uma das causas da hérnia de disco começou há muito tempo, bem antes de fazer aquele movimento que você imagina ser o culpado da dor.
Mas na verdade esse processo é causado por uma coluna rígida e sem mobilidade que sofreu durante anos.
Assim nos primeiros episódios de dor lombar deve-se buscar uma atividade, pois só o movimento pode recuperá-la e prevenir a hérnia discal. Deve-se trabalhar a estabilidade do núcleo corporal (músculos estabilizadores do tronco) e mobilidade da coluna.
O Método Pilates é adequado para tal fim, pois visa em seus princípios um corpo estável mas também um corpo móvel e saudável.