No período da primeira guerra mundial (1914) Joseph Pilates foi exilado em uma ilha onde trabalhou com os exilados e mutilado. Ele utilizou as molas das camas no tratamento físico o que mais tarde foi à base no desenvolvimento de seu sistema de exercícios e equipamentos.
Talvez a genialidade de Pilates tenha sido usar molas em seus aparelhos. A mola é um objeto elástico flexível usado para armazenar energia mecânica, que dá impulso ou resistência a outra peças imprimindo movimento.
No exercício a mola auxilia ou resiste ao movimento permitindo reabilitar, realinhar e aprimorar assim como fortalecer e alongar o músculo permitindo tirar o indivíduo de sua incapacidade motora e trazê-lo o mais próximo possível do funcional. A assistência ou resistência da mola, quando bem conduzida pelos exercícios permite reeducar o gesto e a forma. Diante de quem não é portador de patologias o uso da mola permite aprimorar e fortalecer o movimento normal e experimentar amplitudes e novas posturas.
Não há duvida que os movimentos realizados com as molas proporcionem ao corpo um movimento mais eficiente sem sobrecarga muscular ou articular.
No entanto a agradável sensação permitida ao corpo pelas molas só são experimentadas por que pratica Pilates.
Adriana Zangali Cioato